Software Jurídico: Saiba o que é e como a utilização facilita os processos dentro das organizações.

Com a rotina atribulada dos advogados entre reuniões, prazos, pareceres e tarefas regulares, fez-se necessário otimizar as atividades operacionais necessárias ao exercício da profissão, consideradas anteriormente como excessivamente burocráticas.
Através da expansão das tecnologias e da inserção destas em nosso cotidiano, tornou-se possível o desenvolvimento e a implementação de softwares de automatização para o acompanhamento e controle dos processos judiciais, fundamental para o aumento da produtividade no meio jurídico, beneficiando gestores, advogados e clientes.
Mas afinal, o que é um software jurídico e quais as suas funções? E como a sua utilização facilita os processos dentro das organizações?
Um software jurídico é uma ferramenta primordial que auxilia na gestão de advogados e de departamentos jurídicos, colaborando com a realização das atividades cotidianas por meio de uma gestão automática de processos, prazos e tarefas, da centralização de informações e da apresentação de uma visão panorâmica de todas as atividades desenvolvidas, proporcionando, além de um maior controle, o fornecimento de dados estatísticos para análise e aprimoramento da rotina, resultando em um maior aproveitamento do tempo do profissional.
O software permite, por exemplo, que o profissional registre quanto tempo gastou em cada processo judicial, consultoria, ou atendimento ao cliente, através de uma ferramenta denominada timesheet; o arquivamento de todos os documentos relacionados ao caso na própria pasta do processo, dentro do sistema e o profissional consegue estabelecer, com base no histórico da sua base, uma previsão de êxito do processo.
Uma das ferramentas mais festejadas pelos advogados é a de monitoramento das movimentações e publicações referentes ao processo automaticamente, tornando o acompanhamento processual mais inteligente e prático, proporcionando uma comunicação mais assertiva com o cliente acerca da evolução dos seus processos e permitindo assim, a elaboração de relatórios facilitados de prestação de contas.
Além disso, oferece um controle avançado de prazos, com uma agenda sincronizada ao calendário, respeitando as necessidades da rotina do escritório e possibilitando uma gestão eficiente dos processos jurídicos.
Na prática, a utilização de software jurídico mostra um panorama geral das diferentes áreas do escritório, incluindo a financeira. Através dele é possível controlar o fluxo de caixa, emitir relatórios financeiros, faturas e dados estratégicos fundamentais na tomada de decisões. A segurança dos dados financeiros contida nos arquivos também é outro fator importante e possibilita a restrição de acesso aos dados financeiros apenas a perfis autorizados.
Todas as funcionalidades disponíveis, resultam em uma equipe com mais foco e consequentemente mais produtividade, valorizando as atividades intelectuais e a comunicação com os clientes, que se desenvolve de forma fluida e eficaz.
Que a tecnologia tem se tornado um apoio vital à humanidade é do conhecimento de todos, porém, dentro da advocacia a utilização de softwares jurídicos tem transformado a forma como se faz Direito, sendo indispensável ao crescimento do escritório.
O FCQ Advogados conta com um software jurídico de última geração – Legal One, que nos auxilia na prestação de serviços à todos os nossos clientes, automatizando demandas e simplificando a nossa rotina, para que possamos focar no sucesso do seu negócio.
FCQ ADVOGADOS